Internacional
Portugal vai às urnas de olho em resultado da ultradireita
Partido Chega, que pode mais que dobrar bancada no Parlamento, almeja coalizão com centro-direita e liberais. Apesar de plataforma crítica à imigração, legenda tem apoio de muitos brasileiros que vivem no país europeu.
Portugal realiza neste domingo (10/03) eleições nacionais antecipadas que definirão o perfil do novo Parlamento. O pleito foi convocado após o atual primeiro-ministro, o socialista António Costa, ter entregue o cargo em novembro passado devido a uma investigação anticorrupção que atingiu alguns de seus aliados próximos.
Pesquisas eleitorais indicam que as duas principais legendas portuguesas, o Partido Socialista (PS), de centro-esquerda, e o Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, terão cerca de 30% dos votos cada uma, insuficiente para ter maioria no Parlamento.
Esse cenário sugere desafios para formar uma coalizão de governo e escolher o novo primeiro-ministro. E direciona a atenção para qual será a performance do partido de ultradireita Chega, que segundo as pesquisas pode ter de 15% a 20% dos votos – desempenho que seria muito superior ao obtido nas últimas eleições parlamentares, em janeiro de 2022, quando a legenda pontuou 7,3%.
A esperança da ultradireita portuguesa é participar do próximo governo português em coalizão com a centro-direita e com os liberais, que têm cerca de 5% nas pesquisas.
O Chega é liderado por André Ventura e tem uma plataforma política ancorada nos temas tradicionais de partidos populistas e de ultradireita ocidentais: mobilização do discurso anticorrupção, temas da “guerra cultural” como aborto e direitos LGBT e críticas a imigrantes e promessas de restringir a imigração.
Apesar das críticas frequentes de Ventura à imigração e da disparada de denúncias de xenofobia contra brasileiros – os casos registrados subiram 833% de 2017 a 2022 – a comunidade brasileira com direito a voto em Portugal é parte da base eleitoral do Chega. No total, os brasileiros compõem de 4% a 8% dos moradores do país europeu, incluindo os imigrantes regularizados e irregulares e pessoas com dupla cidadania.
Para entender os motivos que levam muitos brasileiros em Portugal a votar no Chega, a DW foi ao país europeu conversar com esses eleitores e com especialistas.
Os brasileiros apoiadores do Chega
Há brasileiros em posições importantes dentro da estrutura do Chega. Como o vice-presidente do partido no Porto, Marcus Santos, que nasceu no Brasil. Ele pede voto para os luso-brasileiros que, segundo ele, não dependem de apoio do governo e viveriam de “maneira correta”.
Outro brasileiro apoiador do Chega é a empresária Sandra Bittencourt. “Sou conservadora e sou uma brasileira que estou há 22 anos em Portugal. Conheço os problemas de Portugal. Sei que o Chega, como conservador, e que tem causas que eu defendo, é o melhor partido para Portugal”, afirmou ela à DW durante uma passeata da legenda em Lisboa. Ela afirma que o Chega não é contra a imigração, mas contra a imigração desorganizada.
Cibelli Pinheiro, natural do Recife, diz que é a militante de número 501 do Chega em Portugal. E tem um vasto álbum de fotos para provar. Ela se aproximou do partido quando a sigla foi fundada, em 2019. Desde então, mantém relações ideológicas muito próximas.
Entre os motivos que a fazem apoiar o partido, ela cita o combate ao que define como “sexualização precoce das crianças”. “A questão de querer incutir na mente da criança que ela pode ser um abacaxi, uma cenoura, um detergente. Cada um decide sua vida, cada um tem liberdade para isso, mas não se deve doutrinar as crianças”, disse.
Um importante cabo eleitoral do Chega entre os brasileiros é Jair Bolsonaro. No começo do ano, o ex-presidente gravou um vídeo pedindo aos brasileiros com direito a voto que apoiem Ventura.
-
Noticias12 meses atrás
Gabriele Garcia no Podcast “Café com Mulher”: Resiliência, Traumas e a Promessa de um Livro Revelador
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Cultura12 meses atrás
Quem Nunca levou um Bolo de um Date?
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Famosos11 meses atrás
Solteira, Lexa surge em foto no colo de ex-BBB durante social em São Paulo
-
Beleza1 ano atrás
Fernanda Souza: Transformando “Estética & Beleza em Arte e Bem-Estar”
-
Empreendedorismo11 meses atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Internacional1 ano atrás
Planejamento e Fidelização: Aline Dombroscki Compartilha Dicas para Viajar e Manter Clientes Brasileiros Mesmo no Exterior
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Conhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Famosos11 meses atrás
Rikardo Pérolas: “Apresentador Empire SBT, entrevista Sandy em Dublin na Irlanda”
-
Famosos11 meses atrás
Cantor do grupo Måneskin é apontado como novo affair de Anitta: quem é Damiano David
-
Noticias11 meses atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Empreendedorismo11 meses atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”
-
Famosos1 ano atrás
Zé Felipe sai em defesa de Virginia Fonseca após críticas
-
Famosos7 meses atrás
Da Zona da Mata para os Palcos da Capital: A Jornada de Eric Rodrigues, um Artista Multifacetado
-
Beleza10 meses atrás
“Wendy Dantas: A Coroação no Miss Brasil de Las Américas na Categoria Petit”
-
Famosos12 meses atrás
Humorista Jonathan Nemer Desfruta da Experiência Luxuosa no Hotel Daara em Gramado
-
Internacional11 meses atrás
Lacqueline Aires: A Editora de Vídeos Brasileira que Brilha em Paris
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Grupo Calone é premiado em Brasília
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Gabriela Schwan é nomeada a nova embaixadora do turismo em Caxias do Sul