NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Saiba quais benefícios a prática da meditação pode trazer

Publicado

em

Gisele Bündchen e Oprah Winfrey - Foto divulgação

Médica diz que a meditação atua reduzindo estresse, ansiedade, melhorando o padrão de sono e, possivelmente, mudando a fisiologia do corpo, auxiliando no processo de cura do indivíduo

A meditação é uma prática milenar realizada para acalmar a mente e facilitar o processo de autoconhecimento e autocuidado. Neste processo de acalmar a mente e manter o foco no presente, a pessoa consegue reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Famosas como Gisele Bündchen e Oprah Winfrey são adeptas desta prática. A modelo acorda todos os dias às 5h30 para meditar. Já a apresentadora inclui a técnica pelo menos uma vez por dia, sempre por 20 minutos.

A médica Juliana Walsh (CRM-SC 22.106 e RQE 12.960) conta que a maioria das doenças crônicas e inflamatórias são agravadas por estresse crônico e problemas emocionais. Ela ressalta que manter a prática regular da meditação, auxilia no controle do estresse e equilíbrio emocional, ajudando no tratamento dessas patologias. “Além disso, já temos estudos mostrando que a meditação pode mudar a nossa fisiologia corporal, promovendo a cura de doenças físicas. O neurocientista Joe Dispenza realiza workshops em vários países, levando à cura física de pessoas somente com a prática da meditação, como ele descreve no livro Você é o Placebo”, aponta.

Juliana comenta que qualquer indivíduo pode praticar a meditação. A prática não tem contraindicações, proporcionando benefícios à vida, ao organismo, seja no campo físico, mental e emocional. Ela reforça que várias pessoas buscam a reconexão com algo divino, autoconhecimento e expansão de consciência.

Dra. Juliana Serra Walsh - Foto divulgação

Dra. Juliana Serra Walsh – Foto divulgação 

O desafio de meditar

Segundo a médica, vivemos um momento em que nossas mentes são o tempo todo estimuladas com excesso de informação e preocupação. As pessoas vivem ansiosas pensando no futuro, com medo, e isso dificulta o ato de manter a cabeça no presente e no agora. Por isso, meditar torna-se um desafio.

A orientação dada aos iniciantes é fazer a meditação em grupos guiados, onde o lugar é preparado para essa prática, e a pessoa será conduzida a um estado meditativo. “Caso isso não seja possível, prepare um ambiente calmo, escolha

Continue lendo

MAIS LIDAS