NOSSAS REDES SOCIAS

Mundo

Por que os navios de Putin não podem se esconder da Ucrânia?

Publicado

em

Um sucesso ucraniano inesperado, poucos analistas de guerra ou generais  foram capazes de prever o notável sucesso que a Ucrânia teria no Mar Negro, depois de Vladimir Putin ordenar a invasão do país, em fevereiro de 2022.
A Rússia tinha a força naval mais poderosa do Mar Negro, de fato, no começo da guerra, a Rússia operava a marinha mais poderosa do Mar Negro e a Ucrânia foi forçada a afundar o seu único grande navio de superfície, o Hetman Sahaidachny, para mantê-lo fora das mãos dos inimigos.
A Ucrânia alcançou rapidamente várias vitórias. No entanto, rapidamente, a Ucrânia revelou a sua impressionante capacidade de travar a guerra em alto mar, ao afundar o carro-chefe da Frota Russa do Mar Negro, o Moskva, em abril de 2022. Foi a primeira vitória de muitas que se seguiram.
Navios destruídos e sede em ruínas, mais navios russos de superfície vitais foram destruídos e o quartel-general da Frota russa do Mar Negro foi atingido por mísseis de cruzeiro da Ucrânia, assim, Kiev conseguiu aliviar o bloqueio que lhe foi imposto após o colapso da Iniciativa de Cereais do Mar Negro, de acordo com o Conselho do Atlântico.

A Ucrânia destruiu 11 navios russos de superfície e um submarino, além de danificar outras sete embarcações, de acordo com informações divulgadas, no dia  18 de dezembro, pelo grupo de inteligência de código aberto Oryx.

As perdas da Rússia no Mar Negro forçaram as autoridades navais a repensar a forma como mobilizaram a sua frota. Assim, em outubro, o Wall Street Journal informou que Moscou transferiu a maior parte da sua sua base na Crimeia para portos na Rússia.

Um revés notável para Vladimir Putin. “A medida representa um revés notável para o presidente russo, Vladimir Putin, cuja tomada militar da Crimeia, em 2014, marcou o primeiro passo na sua tentativa de assumir o controle da Ucrânia”, diz o artigo do Wall Street Journal, assinado por Thomas Grove.
Os portos de destino estão mais distantes da Ucrânia e, embora isso tenha oferecido mais proteção contra os ataques aéreos e de drones da marinha da Ucrânia, também limitou a eficácia dos navios russos.
A mudança para o leste foi longe o suficiente? No entanto, a Frota Russa do Mar Negro pode não haver ido suficientemente longe, para Putin e os seus comandantes navais.
A Ucrânia está prestes a receber caças F-16. A nova base da Frota do Mar Negro na Abkhazia também ajudará a proteger os seus navios de superfície da ameaça que os F-16 da Ucrânia representarão quando chegarem ao país, de acordo com Frederik Mertens, analista do Centro de Estudos Estratégicos de Haia.

“Essas aeronaves americanas [F16] têm as interfaces corretas para utilizar as armas ocidentais em todo o seu potencial”, acrescentou Mertens, embora ainda não esteja claro quando os F-16 da Ucrânia estarão no ar.

Continue lendo

MAIS LIDAS