NOSSAS REDES SOCIAS

Mundo

Por que respaldo de Putin a Biden nas eleições americanas não é o que parece

Publicado

em

Às vezes, uma mensagem de apoio pode ser uma faca de dois gumes. Este pode ser o caso do apoio inesperado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao seu homólogo americano, Joe Biden, nas eleições de 5 de novembro.

Nesse dia, os americanos escolherão seu novo presidente em uma disputa em que, salvo surpresas de última hora, Biden e o ex-presidente Donald Trump se enfrentarão, assim como nas eleições presidenciais de 2020.

Putin expressou a opinião de que seria melhor para a Rússia se Biden ganhasse as eleições e conseguisse um segundo mandato, apesar da intensa tensão e rivalidade que caracterizam a atual relação entre as administrações de Moscou e Washington.

‘É previsível’

É a primeira vez que o presidente russo faz comentários públicos sobre as eleições americanas de 2024.

“Para nós, quem é melhor, Biden ou Trump?” perguntou o correspondente da televisão estatal russa Pavel Zarubin a Putin durante uma entrevista transmitida nesta quarta-feira.

O líder do Kremlin respondeu imediatamente sem hesitar: “Biden”.

Ele argumentou: “Ele tem mais experiência, é previsível, é um político no estilo antigo.”

Putin também defendeu a capacidade de Biden para desempenhar seu trabalho, em um momento em que preocupações sobre a memória e lucidez do presidente de 81 anos foram levantadas.

“Quando conheci Biden na Suíça – embora tenha sido há alguns anos – alguns já diziam que ele era incapaz de funcionar. Eu não vi nada parecido”, relatou.

E ele entrou em detalhes: “Sim, ele olhou para seus papéis. Sendo honesto, eu fiz o mesmo. Isso não significa nada. E quanto ao fato de (Biden) ter batido a cabeça ao descer de um helicóptero em uma ocasião, bem, quem pode dizer que nunca bateu a cabeça antes?”

É paradoxal que essas palavras venham de um líder que o próprio presidente americano chamou de “ditador assassino” e “matador”, e ao qual acusou de abrigar “um desejo covarde por território e poder”.

Como contraponto, em sua entrevista, Putin também criticou a política da Casa Branca em relação a Moscou, que ele considerou “gravemente defeituosa” e “equivocada”.

Um ‘grande elogio’ para Trump

Trump, por sua vez, aproveitou as palavras de Putin a seu favor em um comício de campanha na noite de quarta-feira.

O ex-presidente afirmou que a preferência do presidente russo por Biden é um “grande elogio” a ele mesmo.

As novas declarações de Putin, de fato, chamaram a atenção, uma vez que geralmente ele mostrou uma sintonia melhor com Trump do que com Biden.

Continue lendo

MAIS LIDAS