NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Brasil tem envelhecido mais rápido

Publicado

em

Nos últimos 13 anos, o número de idosos aumentou em 60%. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o país tem mais de 22 milhões de pessoas acima dos 65 anos, o que corresponde a 11% da nossa população

A pesquisa do Censo Demográfico de 2022 mostrou que a expectativa de vida para os homens é de 73,6 anos, enquanto a das mulheres é de 80,5 anos. Segundo o cardiologista Frankel Brandão, essa é apenas uma média, mas já se torna realidade a presença de uma legião de brasileiros em direção aos 100 anos ou mais. Ele explica que diante dessa velocidade do tempo e dos avanços tecnológicos, observa-se a extensão da vida humana, mas, infelizmente, muitas vezes vem acompanhada de doenças, inúmeros medicamentos, fragilidades e perda da qualidade de vida. “Envelhecer é um fato, escolher como atingiremos uma vida longeva cabe a nós. Eu escolho envelhecer, pois amo viver, mas que venha acompanhada de muita saúde e qualidade de vida. Quando falamos em saúde e bem-estar, o amanhã será o reflexo do cuidado de hoje. A sua saúde também depende de você”, aponta.

Alimentação

O cardiologista diz que trocamos a “comida de verdade” por alimentos empacotados em caixas, enlatados, ultraprocessados e com uma imensidão de conservantes e aditivos químicos. “Por outro lado, conhecemos a importância que essa comida de verdade, baseada em alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carboidratos integrais, fontes de proteínas animal e vegetal, possuem na preservação da nossa saúde. Hoje falamos em nutrição funcional, no poder que as moléculas bioativas presentes nos alimentos exercem na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida”, comenta.

Dr. Frankel Brandão - Foto divulgação

Dr. Frankel Brandão – Foto divulgação

Fator ambiental e a longevidade saudável

Frankel ressalta que escolhemos ou não uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, cuidar da qualidade do sono, adotar técnicas que nos ajudem a gerenciar o estresse e assim criamos a estrutura necessária para envelhecermos saudáveis. No entanto, ele chama atenção que podemos até estarmos saudáveis hoje aos 20, 40 ou 60 anos, mas dependendo das escolhas que fizermos para nós, somos capazes de desenvolver inúmeras doenças que poderiam ser evitadas. “O aumento da incidência e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis está aumentando ano a ano, em todas as faixas etárias. Felizmente, a ciência está em crescente evolução, pesquisas trazem a cada dia novidades para nos ajudar a alcançar uma vida pautada em saúde. A epigenética é uma área da ciência que analisa como o ambiente e o estilo de vida podem alterar o funcionamento dos nossos genes influenciando, por exemplo, no surgimento ou não de inúmeras doenças”, esclarece. Portanto, como mostra o médico, podemos usar os fatores ambientais a nosso favor ou não, pois é possível construirmos uma vida longa baseada em perda de qualidade de vida, assim como é inteligente conquistarmos uma longevidade pautada em saúde e bem estar.

“Seu” Francisco

Paciente do Doutor Frankel, “seu” Francisco está com 90 anos e conta que pratica atividade física diariamente. “Eu subo degraus na escada, faço remo na academia, às vezes, por quarenta minutos, faço esteira e bicicleta”, revela.

Ele diz ainda que procura ter boa alimentação, passando longe dos industrializados, além de ter gratidão pela vida e não reclamar. “A vida é uma dádiva. A vida é uma experiência única que nós temos. Não sabemos o que vai acontecer amanhã. O que passou é como um sonho. O que vem amanhã é ilusório”, finaliza.

Continue lendo

MAIS LIDAS