NOSSAS REDES SOCIAS

Mundo

A arma secreta que a China usa em sua diplomacia

Publicado

em

A China tem um podeoso aliado na hora de criar relações com outros países. Um não, vários: os fofos e amados pandas. Em um caso recente de diplomacia dos pandas, a China finalizou acordos para enviar dois conjuntos de pandas gigantes para passar férias prolongadas nos EUA e na Espanha. Uma tática diplomática menos conhecida, a diplomacia animal é um método popular usado por governos que buscam expandir seu soft power, influenciando indiretamente o comportamento ou os interesses de outros corpos políticos por meios culturais ou ideológicos.

No final de fevereiro de 2024, a Associação de Conservação da Vida Selvagem da China anunciou que havia finalizado acordos para emprestar alguns pandas gigantes aos EUA e à Espanha.

Neste exemplo mais recente de “diplomacia dos pandas”, a prática de enviar pandas como presentes diplomáticos, o Zoológico de San Diego, nos EUA, e o Zoológico de Madri, na Espanha, darão boas-vindas a um novo conjunto de pandas gigantes, cada.

Esse movimento, que está impregnado de tradição diplomática, pode ser um esforço da China para ajudar em sua busca pelo chamado “soft power”, uma forma de influenciar outras nações indiretamente por meios culturais e ideológicos.

De acordo com a professora de história Susan Brownell, os líderes chineses entendem que sua crescente força econômica e militar é frequentemente vista como uma ameaça, especialmente por líderes políticos nos EUA.

O uso da diplomacia dos pandas por eles neste momento sugere uma tentativa dos chineses de criar uma imagem mais positiva e amigável de seu país no cenário mundial.

No entanto, este exemplo mais recente de diplomacia dos pandas segue-se a alguns retornos de pandas para China que ocorreram há pouco tempo.

Talvez o elemento mais bonito da política diplomática chinesa, a diplomacia panda tem uma longa história. Na verdade, remonta à dinastia Tang, que governou de 618 a 907 d.C.

E essa é a doce diplomacia dos pandas. Uma maneira fofa e divertida de promover relações diplomáticas, enquanto inspira outros países a fazerem o mesmo.

Continue lendo

MAIS LIDAS