NOSSAS REDES SOCIAS

Cultura

Artista plástico Célio Olímpio faz arte com vidro

Publicado

em

Sauna em vidro da atriz norte-americana Whoopi Goldberg

“O vidro me encanta. O vidro me fascina”. A frase de Célio Olímpio demonstra a paixão do artista plástico pela matéria-prima que é combustível de suas produções. Nascido em Januária, no norte do estado de Minas Gerais, ele construiu carreira sólida e de sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Graças à sua técnica inovadora de trazer mais vida e cor às peças de vidro, Célio mostra ao público brasileiro obras desenvolvidas com minerais e vidro conhecida como metalglass. Ele fala que o primeiro contato com esse método foi em Barcelona, na Espanha, através do italiano Di Prieto, pai dessa arte. “Ele me passou a técnica e como desenvolvê-la. Depois fui para os Estados Unidos e fiz um aperfeiçoamento até chegar ao produto que uso hoje”, detalha. Perguntado sobre o processo de inspiração, o artista plástico diz que o infinito do universo e a criação de estrelas o fascina.

Ouro e prata são utilizados para colorir o vidro. Os minerais são moldados pelo fogo e proporcionam contorno às peças. Esses pigmentos vêm de Angola. Célio conta que por serem mais refinados, há uma facilidade para a fusão porque quanto mais finos, de acordo com ele, existe a probabilidade de surgirem mais cores, sendo fundamentais na construção das suas obras. “Eu não consigo fazer dois trabalhos iguais. Cada pintura tem seu DNA próprio. O meu trabalho é inexplicável. A cada trabalho que se faz, descubro formas e cores diferentes. Estou em constante mutação com a técnica”, enfatiza Olímpio.

Célio tem vários trabalhos de destaque. Ele criou, no vidro, a bela Lagoa da Pampulha (um dos cartões-postais de Belo Horizonte), o que lhe rendeu a capa da Revista CasaCor.  O artista fez a composição para a sauna em vidro da atriz norte-americana Whoopi Goldberg. Ele também trouxe o ambiente mais humanizado na entrada da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, em Minas Gerais. Está em curso, junto com o arquiteto Edson Bezaled, o desenvolvimento de uma piscina de 260 m². O fundo será azul-petróleo e em vidro com a assinatura de Célio. Esse é um trabalho para uma família de famosos na cidade de Americana, no interior de São Paulo.

O artista plástico Célio Olímpio - Foto divulgação

O artista plástico Célio Olímpio – Foto divulgação

O artista plástico Célio está na expectativa de expandir sua arte no Brasil com a parceria. “Quando se tem um bom profissional que elabora um plano de gestão, as coisas se tornam mais fáceis. Você atinge o público-alvo”, destaca.

Continue lendo

MAIS LIDAS