NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Cirurgia ortognática recupera as funções mastigatória, respiratória e autoestima

Publicado

em

Drew Barrymore - Foto divulgação

Procedimento é a principal opção para tratamento de grandes alterações do posicionamento dos ossos da face

Na busca pelo bem-estar e pelo equilíbrio das funções mastigatória e respiratória, a atriz norte-americana Drew Barrymore fez a cirurgia ortognática. Esse procedimento consiste na correção do posicionamento dos ossos responsáveis pela mastigação (maxilar e mandíbula são realinhados), proporcionando melhora funcional e estética aos pacientes. Segundo o Paulo Vasconcelos, cirurgião bucomaxilofacial, as funções mastigatória e respiratória são beneficiadas, pois o paciente irá apresentar melhor engrenamento na mordida, possibilitando que movimentos funcionais normais na mastigação sejam realizados. Paciente que tem oclusão (mordida) ruim, precisa fazer uma adaptação aos movimentos e normalmente essa adaptação gera alguma perda de eficiência.

Qualidade na articulação da fala é melhorada

O especialista diz que a fala nesses pacientes está geralmente alterada, já que muitos deles passaram pelo tratamento fonoaudiológico e o resultado da terapia após a cirurgia ortognática evolui mais rápido. “Isso ocorre devido às condições estarem mais favoráveis para o restabelecimento das funções adequadas”, explica.

Autoestima e qualidade de vida

O cirurgião comenta que a aparência facial e o sorriso são muito importantes para a autoestima da pessoa. Ele destaca que hoje, com a maior exposição nas mídias sociais, existe a preocupação com a aparência. Paulo afirma que a qualidade de vida melhora significativamente, não só pela aparência, mas também nas funções que todo sistema estomatognático proporciona. “Como exemplo, podemos falar da questão respiratória, da fala, da ATM e até da melhora postural, pois muitos pacientes compensam alterações dos ossos da face na postura cervical”, conta.

Dr. Paulo Vasconcelos - Foto divulgação

Dr. Paulo Vasconcelos – Foto divulgação

Equilíbrio estético

Vasconcelos aponta que o equilíbrio estético é duradouro após a cirurgia. “Com a ortognática, a correção será realizada após criterioso planejamento. Não existe necessidade de realizar manutenção ou novas aplicações para manter o resultado”, conclui.

Continue lendo

MAIS LIDAS