NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Hematoma subdural: entenda causas, sintomas e tratamento

Publicado

em

Tony Ramos - Foto divulgação

Médico detalha os principais pontos do problema

Em meados de maio, o ator Tony Ramos foi submetido a duas cirurgias na cabeça para controlar um hematoma subdural — tipo de sangramento intracraniano. O neurocirurgião Jamil Farhat Neto diz que se trata de uma coleção de sangue entre a superfície do cérebro e a dura-máter, uma das membranas que o recobrem. “Dividimos no tipo agudo, que se forma imediatamente após um traumatismo craniano, e o crônico, que se desenvolve lentamente ao longo de semanas ou meses após um trauma menor”, explica.

O médico destaca que as principais causas incluem traumatismos cranianos, especialmente em idosos, uso de anticoagulantes, quedas, acidentes de trânsito e sem um trauma evidente em alguns casos. De acordo com o especialista, os sintomas podem incluir dor de cabeça, confusão, alterações na fala, perda de consciência, fraqueza em um lado do corpo, convulsões e problemas de equilíbrio.

Jamil ressalta que a cirurgia é recomendada se o hematoma for grande ou causar sintomas neurológicos significativos. “Em casos menores ou assintomáticos, pode-se optar por monitoramento e tratamento conservador”, aponta.

Dr. Jamil Farhat Neto - Foto divulgação  

Dr. Jamil Farhat Neto – Foto divulgação  

O neurocirurgião comenta que a recuperação e as sequelas variam conforme a gravidade do hematoma, podendo levar semanas ou meses para o paciente se recuperar. Ele reforça que as sequelas podem incluir déficits neurológicos permanentes, como fraqueza, problemas de fala ou memória, entre outras. No entanto, Jamil lembra que a reabilitação, com fisioterapia e terapia ocupacional, pode ser necessária.

Continue lendo

MAIS LIDAS