NOSSAS REDES SOCIAS

Cultura

Professora, Filósofa e escritora Lúcia Helena Galvão, e sua revolução elegante através do Estoiscismo

Publicado

em

A Professora, escritora e filósofa Lúcia Helena Galvão membro da da organização Nova Acrópole no Brasil (escola livre de Filosofia), onde atua há mais de 30 anos., vem revolucionando o País através de suas aulas, entrevistas, palestras, livros, compartilhando seu vasto conhecimento com generosidade e humildade nas redes sociais, onde se tem o alcance de massa.

Hoje, a Colunista em questão, vem homenagear essa mulher que representa o conhecimento em um momento onde a geração tem se perdido em meio a tantas informações por conta da velocidade, variedade e falta de profundidade nos assuntos.

Lúcia Helena Galvão mostra na prática que, através do estudo, pesquisa, leitura, escrita, nos salvamos.

O que se chama na Filosofia de “UM SER ESTÓICO”, O ESTOICISMO no dia a dia, nos traz clareza, autoconhecimento e força de caráter.

O que ficou por anos esquecido e tido como algo ultrapassado, volta com força total em uma fase de transição planetária após a Pandemia, onde as pessoas tiveram que fazer uma parada obrigatória e repensarem sobre suas vidas. Muitas, estavam no “Piloto Automático” e tiveram que se deparar com seu próprio “eu”, sem saber o que faria com isso.

Em meio de tantas perdas, de pessoas, empregos, liberdade, sede de vida, a Professora Lúcia Helena Galvão que sempre esteve ativa em suas aulas, obras literárias, palestras, começou a ser finalmente vista e ouvida pelas pessoas que estavam reclusas, assim como em “Mito da Caverna”de Platão.

Faço a analogia de que muitos eram os acorrentados no fundo da caverna e a Professora Lúcia Helena Galvão foi a pessoa que se encorajou a ver o que tinha fora da caverna, voltou e volta muitas vezes para contar que existe uma vastidão de vida fora “da caverna”, ou “fora da caixa”, como preferir!

A expansão de mente através do Estoicismo, salva vidas. Simplesmente porque o Estoicismo é uma filosofia de 2 mil anos e cada vez mais usada como receita para sobreviver ao caos que se tornou a mentalidade humana refletindo em todo planeta.

A Escola Estóica teve profunda influência na civilização grecoromana e, por consequência, no pensamento ocidental como um todo – e foi mais além.

Ela está presente no cristianismo, no budismo e no pensamento de diversos filósofos modernos, como o alemão Immanuel Kant, além de ter influenciado a técnica contemporânea de psicoterapia chamada Terapia Cognitivo-Comportamental.

A prática do Estoicismo prega: o valor da razão, propões que emoções destrutivas são resultado de erros na nossa forma de ver o mundo e oferece um vasto banquete de um guia prático para nos mantermos resolutos, fortes e no controle no nosso dia a dia.

Entre escritores, filósofos e pensadores modernos, considero a Professora Lúcia Helena Galvão, certamente, a mais coesa e estóica de nossa geração. Jamais desmerecendo legado dos demais. Todos são importantes, até mesmo para fins de variedade de pensamento.

Para conhecer a Professora Lúcia Helena Galvão, basta pesquisa-la na plataforma de sua preferencia e ali estará ela.

A FILOSOFIA é POP!

Colunista Toalá Carolina

Continue lendo

MAIS LIDAS