NOSSAS REDES SOCIAS

Internacional

Sacerdote Maykon de Xangô recebe honroso convite ecumênico da Hermandad Matriz de Almonte Espanha

Publicado

em

Romería de El Rocío 2023, Huelva, Andaluzia, Espanha 26 a 29 de maio de 2023. A Romaria da Virgem de El Rocio, mais conhecida como El Rocío, é um dos acontecimentos religiosos que atrai mais pessoas em Espanha, transcendendo as suas origens andaluzes e alcançando uma dimensão nacional e até internacional. Anualmente, a pequena aldeia de El Rocio é palco de festas que atraem mais de um milhão de pessoas a El Rocío, e a pequena cidade de Almonte, a poucos quilômetros, torna-se a terceira cidade da Espanha em população. Uma pequena aldeia de 700 moradores ganha vida com um milhão de peregrinos flamboyantes gitanos (ciganos) e sua frenética celebração da Virgem do Rocío.

sacerdotemaykondexango - Foto: Acervo Pessoal

Sacerdotemaykondexango – Foto: Acervo Pessoal

Parece que todas as cidades e aldeias de Andaluzia têm algum local de peregrinação, mas nenhuma outra é semelhante a El Rocío (a cerca de 80 km de Sevilha) conhecido como Romería de El Rocío, também chamado Festival El Rocio. Esta pequena aldeia, nem mesmo uma aldeia, situada no município de Almonte, na província de Huelva, a cerca de 80 km de Sevilha, conta cerca de 700 residentes permanentes. Uma vez por ano, no fim de semana antes da segunda-feira de Pentecostes, 50o dias após o domingo de Páscoa, suas ruas arenosas normalmente desertas estão repletas de um milhão de peregrinos da Europa e da Ásia que vêm para a peregrinação de El Rocio. Eles vêm para a celebração religiosa do culto da Virgem de El Rocío.

Sacerdotemaykondexango - Foto: Acervo Pessoal

Sacerdotemaykondexango – Foto: Acervo Pessoal

Esta vibrante peregrinação é definitivamente algo único de contemplar. Peregrinos femininos usando seus vestidos de cultura cigana, masculinos com seus trajes e acessórios típicos da cultura cigana, jaquetas de equitação e “traje corte”. Muitos montam cavalos, enquanto outros se movem em carruagens coloridas. Todo mundo está cantando, dançando, batendo bateria, tocando flautas, tamborins e guitarras, e gritando “Viva la Reina de la Marisima” que significa “Viva a Rainha do Pântano”. Os quebra-fogos complementam tudo na mistura religiosa de sua cultura cigana mais a devoção católica. No entanto, o clímax de uma procissão tão apaixonada ainda está por vir. No início da manhã de segunda-feira, quando a peregrinação finalmente chega ao santuário de Nuestra Señora de El Rocío ou simplesmente Ermita, o ídolo é trazido para fora da igreja para ser desfilado pelas ruas. É essencial que os representantes de todas as 95 irmandades carreguem a estátua da Virgem, por isso todos estão agitados para serem os primeiros.

Sacerdotemaykondexango - Foto: Acervo Pessoal

Sacerdotemaykondexango – Foto: Acervo Pessoal

É uma espécie de milagre que a estátua tenha sobrevivido séculos. Na verdade, a lenda diz que foi encontrado em um tronco de árvore ao redor do contemporâneo Parque Nacional Doñana no século XV por um caçador local da aldeia de Villamanrique descendente da família do Cigano Wladimir. A figura da Virgem curou várias doenças, incluindo infertilidade e transtornos mentais, e logo os locais construíram a igreja nas proximidades em honra da Virgem. Por isso em ato ecumênico, a celebração ocorre louvando os elementos da natureza através da cultura cigana com os ritos católicos de peregrinação. Cada vez mais pessoas peregrinaram ao santuário, e a tradição das peregrinações de Pentecostes segunda-feira começou em 1758. No início era apenas local, mas logo se generalizou em outras regiões da Espanha, e no exterior.

O 50o dia após o domingo de Páscoa normalmente cai no final de maio ou no início de junho. Os pontos de partida mais comuns da peregrinação são Sevilha, Almonte, Huelva e também Villamanrique de la Condesa.

Sacerdotemaykondexango - Foto: Acervo Pessoal

Sacerdotemaykondexango – Foto: Acervo Pessoal

Sacerdote Maykon de Xangô médium de credibilidade renomada (atende espiritualmente incontáveis fiéis e testemunhos de graças alcançadas através da incorporação espiritual do Cigano Wladimir) e seu abençoado trabalho chegou ao conhecimento da Hermandad Matriz de Almonte-Espanha (Entidade Organizadora da Romaria) e com isso em ato ecumênico, Espanha-Brasil – Catolicismo-Espiritualismo, realizou o convite ao Sacerdote para liderar a Caravana Cigana durante a Romaria e conceber a benção inicial ao Ritual do Fogo Sagrado consagrando a festividade.

O Sacerdote Maykon de Xangô agradece o convite e faz lembrar que dia 24 de maio, é comemorado a Santa Sara Kali (Padroeira do Povo Cigano) e saúda a todos através da saudação cigana: Optchá!

Para saber mais segue o Instagram @sacerdotemaykondexango

Continue lendo

MAIS LIDAS